sexta-feira, 21 de agosto de 2009

André Valadão - Clássicos - 2007

Quando os sites de notícias evangélicas divulgaram que a gravação do novo cd de André Valadão não seria gravado no estádio do Mineirinho, por ocasião do Congresso de Louvor realizado anualmente pela Igreja Batista da Lagoinha, começaram as especulações não só nestes sites, mas também nos fóruns e comunidades do orkut.

Dias depois Valadão divulgava que seu novo disco traria no repertório hinos do Cantor Cristão e da Harpa Cristã, que quase não são mais cantados nas igrejas, mas que representam o início da caminhada espiritual de grande parte do povo evangélico brasileiro.

Na verdade o projeto não chega a ser uma novidade. Diversos ministérios têm inserido em seus álbuns pelo menos uma canção dessa época com arranjos modernos. P C Baruk cantou “Sossegai” com um arranjo “quebrando tudo” em seu mais recente cd. No seu primeiro álbum o Raiz Coral trouxe uma interpretação cheia de melismas de “Tocou-me”.

Marcos Góes fazia o mesmo com “corinhos” antigos nas suas primeiras gravações da “Vigília”. O Banda & Voz que hoje faz parte do cast da Graça Music também lançou pela MK duas edições de “Corinhos Inesquecíveis”. Sem falar em João Alexandre, Aline Barros, Thales Roberto, entre outros, que já deixaram registrados hinos antigos em seus lançamentos.

Outro Ministério que tem se destacado neste processo é o “Atmosfera de Adoração” liderado pelo Missionário Irineu Grubert. Irineu já lançou seis álbuns contendo hinos antigos no meio de seu repertório, sendo cinco com o “Atmosfera de Adoração” e um com Heloísa Rosa, denominado “Unção que une”.

O disco Clássicos traz 12 hinos com arranjos modernos, sem agredir a originalidade das canções. As conhecidas ministrações de André Valadão se fazem presentes em dois louvores.

O layout do disco, apesar de estar visualmente muito bonito, ficou dentro do previsível. A capa, o encarte e o tipo de fonte usado para escrever os versos das canções são realmente bem sugestivos a época. Não dava pra fugir dessa idéia mesmo não é? Destaque para o cd em formato de disco de vinil.

Conforme comentei acima, André e banda respeitaram o formato original das músicas. A intenção até que foi boa, mas pelo fato de eles serem referência no mercado musical poderiam ter tido um pouco mais de ousadia. Os clássicos estão lindos, mas faltou um pouquinho mais de criatividade. Estão mais para regravação do que para versão.

Apesar de meus comentários no início do texto, incluo “Clássicos” como uma das decisões mais acertadas da indústria fonográfica evangélica dos últimos tempos. Uma seleção de extremo bom gosto de hinos realmente representativos do início da Igreja por aqui.

Ficaram de fora hinos como “Tu És Fiel”, “Castelo Forte”, “Nome bom”, “Alvo mais que a neve”, “Exultai”, entre outros. Quem sabe não rola ano que vem um Clássicos Dois?

Neste primeiro volume os 12 hinos representados foram muito bem escolhidos e trouxeram arranjos modernos ao lado da qualidade vocal ímpar do pastor André que a cada dia se consolida mais e mais como referência de adoração no país.

É realmente muito bom voltar a entoar canções que marcaram a vida de muitas pessoas e levantar louvor a Deus com hinos antigos, que fazem parte da história do povo de Deus!


André Valadão - Clássicos - 2007
Cd Completo!! - 55 MB
Click para baixar o Cd Completo!! - Via Easy-Share!

Músicas Individuais!!
Click para baixar as músicas individualmente!! - Via 4shared

Veja no Youtube o Clip de Porque Ele Vive!


Tocou-me - Faixa 03


Gostou? Então Compre o CD!
Vamos comprar?

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO